segunda-feira, 23 de julho de 2018

Comentários filosóficos sobre o Livro Sagrado indiano


Bhagava Gita significa “Sublime Canção” e é uma das obras mais importantes da humanidade.

O texto, escrito por volta 400 a.C, é um trecho do Mahabharata, considerado o mais importante livro das religiões hindus.

É ao mesmo tempo uma narrativa religiosa, estudo filosófico e histórico do Oriente.

O livro narra uma família em guerra. Primos de primeiro grau brigam pelo reinado da cidade de HastinapuraFormam-se dois exércitos, os Pandavas (mocinhos) e os Kuravas (vilões). E a proporção era de 5 guerreiros contra 100.

No momento em que a guerra vai começar, ocorre um diálogo entre o príncipe Arjuna e seu mestre Krishna...
O livro Bhagavad Gita apresenta sete lições:
Chega de se vitimizar e transferir a culpa do que acontece de ruim na vida para outra pessoa. Seja responsável, caramba. A dor, o Karma, é apenas o veículo da consciência, é um tapinha para gente ir para o caminho certo.
Aquilo que é nunca deixa de ser. Se você perdeu o emprego, o marido te deixou, um amigo se afastou. Não era para ser seu. O que importa é o eterno (impactante, hein?!)
O que é real é a maneira como lidamos com as coisas. O restante é ilusório. Então, use boas intenções em tudo o que fizer, isso é mais importante do que os frutos que resultam dessa ação. É a máxima: “Fazer o bem sem saber a quem”.
Cuidado com os pensamentos. Eles estão em constante movimento e podem somar ou subtrair nos seus resultados de evolução.
Krishna disse: “A inatividade não leva à perfeição”. Como ser bom em alguma coisa? Treino. Treino. Treino. Não há atalho. Não há religião ou curso algum que vai te transformar se você não colocar a mão na massa. Faça.
A decisão de ser melhor é sempre nossa. Não tem a ver com a circunstância.
A batalha está ganha. A natureza não falha. Decida o que quer, trabalhe para chegar lá. A vitória vem.
Fonte: site medium.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar transtornos, a partir de hoje somente serão publicados comentários com autoria identificada.